São Paulo, 17 – O Mato Grosso processou 980,88 mil toneladas de soja em julho, queda de 1,09% em relação a junho deste ano, informou o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em boletim semanal. Segundo o instituto a necessidade de as indústrias esmagadoras da oleaginosa realizarem manutenções pontuais e a queda de 39,06% da margem bruta de esmagamento explicam o recuo. “O preço do grão apresentou valorização no período e os subprodutos no Estado não acompanharam o mesmo ritmo”, justificou o Imea. “Com relação à margem bruta de esmagamento, o mês de agosto já começou com uma alta de 83% em relação à última semana de julho, ficando estimada em R$ 541,50”, diz o instituto.

Boi

O Estado de Mato Grosso abateu 4,7% mais bovinos em julho em relação a igual mês de 2020, totalizando 431,34 mil cabeças, informou o Imea, em boletim semanal. Entretanto, no acumulado do ano até julho, houve um recuo de 12,07% em comparação com janeiro a julho de 2020.

Segundo o Imea, quando se analisa a distribuição das categorias de animais abatidos, percebe-se que somente os machos de 12 a 24 meses tiveram incremento de 20,4% de janeiro a julho. “O recuo mais intenso foi observado nas fêmeas de mesma idade, com 21,9% menos vacas abatidas.”

O Imea conclui dizendo que esse cenário consolida o movimento do ciclo pecuário, em que a retenção de fêmeas tem sido maior do que no ano passado, “como também é reflexo da elevada demanda externa por animais mais jovens”.