Cocheira

Menos mata em pé

Crédito: Adriano Vizoni/Folhapress

No fim de maio, os deputados federais aprovaram uma medida provisória que bate de frente com o movimento ambientalista no País. Por ela, será possível a regularização de cerca de 40 milhões de hectares de terras públicas da Amazônia Legal, ocupadas antes de julho de 2008. Pela regra antiga, apenas posseiros presentes em áreas antes de dezembro de 2004 teriam as terras regularizadas, desde que não ultrapassassem 1,5 mil hectares. Pela nova regra, a área pode ser de 2,5 mil hectares.

Luto
Morre o leiloeiro Pinheiro Machado

Divulgação

O mundo dos leilões perdeu uma figura emblemática no dia 22 de maio. Faleceu em São Paulo, aos 87 anos, o leiloeiro Antônio Carlos Pinheiro Machado. De origem gaúcha, o agrônomo Pinheiro Machado foi um dos primeiros profissionais que promoveram leilões de gado e de equinos em São Paulo. Nas décadas de 1970 e 1980, ele estava no grupo de empresários que ajudou a estruturar um mercado que hoje movimenta bilhões de reais.

Caso de polícia
Assalto milionário

Fábio Coutinho/AGIF/Folhapress)

O rombo foi de R$ 38,5 milhões em 2016. Esse é o valor do roubo de cargas contendo 4 mil toneladas de carne suína e de frangos, além de ovos em todo o Brasil. Os dados foram levantados pela Associação Brasileira de Proteína Animal, a partir de 1,2 mil ocorrências policiais. A maior parte dos ataques a caminhões ocorreu nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, quando estão nas rodovias ou no chamado desembaraço das cargas, momento em que o motorista precisa deixar o caminhão para resolver alguma questão burocrática.

Entidade
Troca de comando

Divulgação

Jane Molony, diretora executiva da Associação dos Fabricantes de Papel da África do Sul é nova presidente do Conselho Internacional de Associações de Florestas e Papel (ICFPA, na sigla em inglês), entidade que representa 30 associações nacionais. A executiva foi eleita no encontro anual da entidade em Berlim, na Alemanha, para um mandato de dois anos. Ela entrou no lugar de Elizabeth de Carvalhaes, atual presidente da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que coordenou os trabalhos da entidades em diversos fóruns, entre eles a 22ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), em Marrakesh, no ano passado.

Agrishow
Novo manda-chuva

O vice-presidente da Associação Brasileira de Agribusiness, Francisco Matturro, é o novo presidente da Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, realizada em Ribeirão Preto (SP). Matturro, que sucedeu Fabio Meirelles, presidente da Faesp, vai coordenar a feira até 2019.