Evento

Mercado de Aquicultura vai reunir principais players da indústria norueguesa e brasileira em São Paulo

No dia 8 de novembro, o II Encontro Noruega-Brasil de Aquicultura vai reunir, na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), os principais empresários dos dois países com o objetivo de fomentar parcerias de negócios e o debate sobre novas tecnologias e soluções para o desenvolvimento de uma indústria mais lucrativa no curto e médio prazo. O evento faz parte da Norway Brazil Weeks, que consiste em rodadas de conferências e seminários, realizadas em novembro no Rio de Janeiro e em São Paulo, nas áreas de Óleo e Gás, IoT (Internet of Things), Aquicultura, Diversidade e Gerenciamento de Oceanos.

A Noruega está de olho na expansão da aquicultura do Brasil, que produziu 691.700 toneladas de peixes de cultivo em 2017, com receita de cerca de R$ 4,7 milhões, e é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 51,7% da produção nacional, segundo dados da Associação Brasileira de Piscicultura (PEIXE BR). O país que mais fatura com aquicultura no mundo quer vender produtos, serviços e desenvolver cooperação com os brasileiros para pesquisas científicas aplicadas ao desenvolvimento de alta tecnologia.

“Não estamos vindo aqui para ensinar, estamos vindo para aprender e também para compartilhar nossas experiências. As empresas brasileiras estão, na maior parte, atendendo o mercado nacional, enquanto as norueguesas exportam 90% de seus produtos. Acho que é algo muito diferente entre os dois países e isso pode ser interessante para os brasileiros conhecerem uma indústria tão global quanto a norueguesa. Acreditamos também que a tecnologia norueguesa pode agregar valor em termos de mais automação e melhores sistemas nas cadeias de produção”, afirma Stein-Gunnar Bondevik, diretor da Innovation Norway.

O evento vai contar também com a participação do embaixador norueguês, Nils Martin Gunneng, do presidente da Associação Brasileira de Piscicultura (PEIXE BR), Francisco Medeiros, e do diretor da Innovation Norway, Stein-Gunnar Bondevik.

Innovation Norway – É o instrumento do governo norueguês para fomentar a inovação e o desenvolvimento de empresas e indústrias norueguesas. Reúne o conhecimento da indústria local e as redes internacionais com as ideias de negócio e a motivação dos empreendedores para criar a base de negócios de sucesso por todo o mundo.

https://www.innovasjonnorge.no/en/