Geral

Mercado de inseminação artificial de bovinos cresce 65% no 1º semestre, diz Asbia

Crédito: Arquivo / Embrapa

O volume é 65,4% maior em relação a igual período do ano passado, mostra o Index Asbia (Crédito: Arquivo / Embrapa)

São Paulo, 18 – O mercado de inseminação artificial de bovinos no Brasil movimentou 16,794 milhões de doses de sêmen no primeiro semestre deste ano, volume 65,4% maior em relação a igual período do ano passado, mostra o Index Asbia, elaborado pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). Entre sêmen importado, foram 6,006 milhões de doses, ou 24% mais. Já o sêmen bovino coletado no País no primeiro semestre alcançou 10,788 milhões de doses, ou 103% a mais. Os números referem-se a raças bovinas de corte e de leite.

A saída de doses de sêmen no mercado no primeiro semestre somou 12,071 milhões de doses, montante 35,7% maior em relação a igual período do ano passado. Na aba “saída de doses de sêmen” incluem-se vendas para o cliente final, exportações e prestação de serviços, define a Asbia.

+ Abate de bovinos cai 4,5% no 2º tri ante 2º tri de 2020, diz prévia do IBGE

Entre as raças bovinas de corte, as vendas para o cliente final (doses entregues a produtores rurais) somaram 7,831 milhões de doses (+41%) no período; as vendas para inseminação de gado de leite, 2,803 milhões de doses, ou 9% mais. Já as vendas totais para o cliente final atingiram no primeiro semestre 10,635 milhões de doses (entre raças de corte e de leite), ou 31% mais.

Quanto à exportação de doses de sêmen, o País bateu a marca de 403.156 doses, ou 99% mais ante as 202.524 doses exportadas no primeiro semestre do ano passado. Na aba “prestação de serviço”, o desempenho foi 74% maior, com vendas totais de 1,032 milhão de doses no primeiro semestre.

A Asbia informou, também, que detectou o uso de inseminação artificial em bovinos em 4.091 municípios do País no primeiro semestre de 2021, considerando-se as raças de corte e de leite – ou seja, 73,4% dos municípios brasileiros utilizam inseminação artificial em seus plantéis. Em igual período de 2020, a porcentagem era de 69,7% – representando um avanço de 5,3% ou quase 4 pontos porcentuais.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?