Frankfurt, 12 – A queda de cerca de 5% nas ações da Bayer nos últimos 30 dias sugere que o mercado perdeu a confiança na capacidade de defesa da empresa nos processos judiciais envolvendo o herbicida Roundup, feito à base de glifosato, observa o analista de mercado do banco de investimentos alemão Berenberg, Sebastian Bray.

O desempenho da multinacional alemã vem sendo prejudicado pelo imbróglio judicial, com mais de 13 mil processos em andamento, em que a empresa é ré. Negociados na Bolsa de Frankfurt, os papeis da companhia registram queda 45,95% no acumulado do último ano.

O Berenberg afirmou também que a maior parte dos cerca de 1 bilhão de euros que a Bayer provisionou para custas judiciais poderia eventualmente ser coberta por seguro, mas qualquer indenização punitiva provavelmente não será coberta de forma significativa. As indenizações punitivas são a principal preocupação dos investidores.

Em 13 de maio, a empresa foi condenada por um júri nos Estados Unidos a pagar US$ 2,055 bilhões a um casal da Califórnia, que afirma ter desenvolvido câncer pelo uso do herbicida.

O julgamento do próximo caso está marcado para 19 de agosto em um tribunal de St. Louis, no Missouri, região agrícola norte-americana. “A reação a uma possível derrota em St. Louis seria dolorosa”, estima o banco.

O Berenberg informou que divulgará uma nova análise sobre a sua perspectiva para a empresa após a seleção do júri que decidirá sobre o caso. Fonte: Dow Jones Newswires.