A Mercedes-Benz voltou a anunciar movimentações no alto comando da montadora, desta vez no negócio de carros e vans, que passará a ser comandado a partir de janeiro por Carlos Garcia. Garcia, que está em Dubai chefiando as vendas de vans da marca alemã no Oriente Médio, vai assumir a posição de CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans no Brasil com a migração de Jefferson Ferrarez, atual ocupante do cargo, para o braço de caminhões da montadora, onde será chefe de marketing e vendas no lugar de Ari Gomes de Carvalho, que está deixando a empresa.

O novo comandante do negócio de automóveis e vans está na Mercedes desde 1988, passando desde então pelas áreas de vendas, planejamento e marketing de veículos comerciais. No período, também teve uma experiência na matriz na Alemanha como gerente de mercado e pedidos no sul da Europa.

No novo cargo, Carlos Garcia terá sob sua batuta as operações de automóveis de luxo – produto que a montadora deixou de produzir no Brasil há pouco menos de um ano, mas ainda importa – e de vans, segmento em que a Mercedes tem posição de destaque com o modelo Sprinter.

O anúncio vem apenas cinco dias após a Mercedes comunicar ao mercado a nomeação do alemão Achim Puchert, responsável hoje pelas vendas do grupo Daimler em mercados internacionais, como novo presidente da operação de caminhões e ônibus na América Latina. Assim como Garcia, Puchert assumirá o posto em janeiro, substituindo o atual CEO da região Karl Deppen, que está de partida para o Japão, de onde vai comandar os mercados asiáticos da Daimler Truck.