São Paulo, 16/10 – O plantio de milho verão da safra 2017/18 alcançou 37% da área prevista para o Centro-Sul do Brasil até quinta-feira (12), apontou a consultoria AgRural, em relatório semanal. O resultado representa alta de 8 pontos porcentuais em relação aos 29% semeados na semana anterior, está acima dos 34% apontados na média de cinco anos, mas abaixo dos 42% da temporada passada.

“Além de favorecerem o desenvolvimento das lavouras, os bons volumes de chuva registrados nos últimos dias não chegaram a atrapalhar o plantio, já que também houve intervalos de tempo aberto, que foram aproveitados pelos produtores para entrar com as plantadeiras em campo”, avalia a consultoria. Os Estados do Sul lideram com plantio de 82% nas lavouras gaúchas, 74% em Santa Catarina e 71% no Paraná. Em São Paulo, 3% da área foi semeada.

A AgRural estima a área do cereal na primeira safra da região em 2,97 milhões de hectares, com queda anual de 12%. A produção potencial, calculada com base na linha de tendência de produtividade, é de 21,6 milhões de toneladas, diminuição de 14% ante o ciclo de 2016/17.