São Paulo, 13 – A agropecuária deve ter desempenho positivo no Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, conforme projeção atualizada do Boletim Macro Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, divulgado nesta quarta-feira, 13.

A perspectiva é de aumento de 2,4%, enquanto para o PIB total a projeção passou de alta de 0,02% para queda de 4,70%. O segmento agrícola pode avançar 2,8%, segundo a estimativa, e o pecuário, 2%. A projeção para a pesca e a aquicultura é de avanço de 0,5%, enquanto o segmento florestal e de silvicultura deve cair 1,2%, conforme a projeção.

+ Com isolamento até fim de junho, queda do PIB será superior a 6%, diz Teles
+ PIB caiu 1,4% no 1º tri ante 4º tri de 2019, mostra 2ª prévia de indicador da FGV 

No primeiro trimestre, para o qual a projeção da SPE para o PIB total é de zero, a estimativa para o PIB agropecuário é de avanço de 1,5% na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Os serviços devem avançar 0,1% e a indústria deve recuar 0,5%, de acordo com as projeções do Boletim MacroFiscal da SPE.

INPC e IGP-M

O documento também traz projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) para 2020 e 2021. Para o INPC, as projeções são de 2,45% para este ano e de 3,50% no ano que vem. Já para o IGP-M, as estimativas são de 4,49% e 4,0%, respectivamente.