Notícias

Ministra abre colheita de café no ES e destaca potencial consumidor do Japão

São Paulo, 24 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou nesta sexta-feira, 24, em Águia Branca, no Espírito Santo, da abertura da colheita de café e destacou o potencial do mercado do Japão, país que visitou recentemente. “Eu tive a grata satisfação de ver que o café, inclusive o do Espírito Santo, que nós experimentamos lá, é um produto que tem acesso enorme ao mercado japonês. Mas a gente pode crescer mais”, disse.

Em nota distribuída por sua assessoria, Tereza Cristina afirmou que busca retomar uma parceria maior com o país. “O ministro da agricultura virá aqui em agosto deste ano e aí nós vamos ver, retomar os assuntos de carnes, frutas, lácteos, café.”

Sobre os preços mais baixos da commodity, ela enfatizou o mercado globalizado. “Quando a gente tem excesso de produção acontece isso, baixa o preço. Nós temos um problema a corrigir e vamos juntos achar uma solução para os produtores brasileiros, para que a gente ache um caminho e que todos possam continuar morando no campo que é isso que a gente quer”, disse, sem dar mais detalhes.

A ministra lembrou que a bancada do Espírito Santo esteve no ministério conversando sobre o preço mínimo do produto. “Não é uma coisa fácil mexer, quando o preço está vigente. Há regras, leis, mas nós achamos que é procedente o pedido, é justo e nós estamos fazendo cálculos, novas fórmulas na Conab para ter um preço mínimo de referência e ver se a gente consegue mudar um pouco a situação.”

O Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro de café, respondendo por 22% da produção do País.