Notícias

Ministra defende trabalho contra contingenciamento na defesa agropecuária

São Paulo, 22 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, interpelou na manhã desta quarta-feira, 22, deputados federais presentes em audiência pública na Câmara a trabalharem para impedir o contingenciamento de recursos da área de Defesa Agropecuária pelo governo federal. Para ela, seria “uma insanidade” deixar o contingenciamento nessa área acontecer.

“Este é um ponto que nós temos, aqui no Congresso, que trabalhar fortemente para nos ajudar – o Ministério da Agricultura – na parte de orçamento da defesa sanitária agropecuária brasileira”, ressaltou a ministra na audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em Brasília.

Recém-chegada de missão oficial à Ásia, Tereza Cristina relatou que a peste suína africana (PSA) vem devastando os plantéis de vários países naquele continente, principalmente na China. “É um problema gravíssimo que, se chegar até nós, eu diria que será o fim de uma série de pequenos e médios produtores que vivem num modelo que dá certo, que é o da integração”, continuou. “É um assunto com o qual não podemos brincar”, alertou a ministra, reforçando: “Temos que trabalhar para que o orçamento da Defesa Agropecuária não seja contingenciado. Acho que é uma insanidade a gente deixar o contingenciamento dessa área acontecer.”