São Paulo, 12 – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, prometeu ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), estudar medidas de apoio aos agricultura do Estado com perdas de safra por causa da prolongada estiagem. “É um assunto que não dá para ter uma única resposta. É um conjunto de medidas que poderão ser tomadas e outras que serão estudadas para ver como amenizar esse problema”, disse a ministra, segundo nota distribuída pela pasta. Com Leite, estiveram na quarta com Tereza Cristina senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, representantes de entidades e de bancos públicos.

+ Fecoagro diz que perdas no milho por causa da estiagem são irreversíveis
+ Emater: chuva recupera parcialmente lavouras de milho e soja após estiagem no RS
+ Soja: FecoAgro prevê perda maior com estiagem no RS; produção deve cair 18,9% 

Entre as medidas que poderão ser adotadas, segundo a ministra, está a destinação de milho para a ração animal, por meio da Conab. Também devem ser encaminhados peritos para analisar as perdas nas propriedades, medida necessária tanto para o acesso ao seguro rural como para possíveis prorrogações de dívidas.

O governador Eduardo Leite disse à ministra que as perdas crescem a cada dia.

“Não vemos melhoria nas condições climáticas do Estado para as próximas semanas, e, consequentemente, a perda se agrava, compromete a nossa economia, a saúde financeira dos nossos produtores e ameaçará também safras futuras, investimentos e a arrecadação do Rio Grande do Sul”, afirmou, segundo a Agricultura.