Economia

Moagem de cacau deve diminuir 148 mil t em 2019/20, diz ICCO

Crédito: Arquivo / Dinheiro Rural

A ICCO projeta que a moagem mundial de cacau ficará em 4,64 milhões de toneladas na safra 2019/20 (Crédito: Arquivo / Dinheiro Rural)

Londres, 1 – A Organização Internacional do Cacau (ICCO, na sigla em inglês) informou que espera que a demanda por moagem de cacau, globalmente, caia a partir dos níveis que eram estimados anteriormente, ultrapassando os números de queda de produção mundial.

Em seu mais recente relatório de oferta e demanda, a ICCO projeta que a moagem mundial de cacau ficará em 4,64 milhões de toneladas na safra 2019/20. Isso representa 148 mil toneladas abaixo da projeção anterior da ICCO.

+ Rabobank considera improvável crescimento da demanda de cacau até a safra 2021/22
+ Processamento de cacau na América do Norte cai 10,7% no 2º trimestre

O grupo também reduziu as perspectivas para a produção mundial de cacau, mas apenas em 26 mil toneladas, o que significa que a ICCO espera que a oferta de cacau aumente em níveis globais.

O Commerzbank destaca aos efeitos negativos “significativamente mais pronunciados do lado da demanda”, divulgados no relatório do ICCO, mas avalia que os preços ainda se mantêm altos por causa do dólar menos valorizado no mercado internacional.

Em comentário enviado a clientes nesta terça-feira, a analista de commodities agrícolas do banco, Michaela Kühl, diz que, de modo geral, a ICCO mostrou que há resiliência do mercado de cacau diante da pandemia de covid-19. “Mesmo assim, as preocupações com possíveis problemas de aquisição de insumos ou a mobilidade dos trabalhadores devem perdurar enquanto a pandemia continuar”, afirma.

A analista do banco alemão diz ainda que,com o superávit (42 mil toneladas) e a demanda ainda menor, a relação entre estoques e moagem deve passar para 38%, bastante acima dos 31,5% previstos na primeira estimativa do fim de fevereiro. “No entanto, graças a um dólar fraco em um ambiente de mercado que atualmente é muito pró agrícola, o preço do cacau subiu 1,2% ontem para atingir uma alta em seis meses de 2.654 dólares por tonelada.”

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais