Notícias

Moedas globais: dólar sobe ante rivais em dia de aversão a risco

O dólar fechou a sexta-feira em alta, neste dia de aversão a risco nos mercados internacionais com a disseminação da covid-19 e as dificuldades de imunização em todo o planeta. Além disso, a fraqueza de indicadores econômicos no Reino Unido levou a libra esterlina às mínimas, dando força adicional à moeda americana. A alta, contudo, foi contida pela valorização do euro.

Perto do horário do fechamento dos negócios em Nova York, o dólar subia a 103,81 ienes, o euro avançava a US$ 1,2172, enquanto a libra caía a US$ 1,3684. Já o Dollar Index (DXY), que mede a variação do dólar ante uma cesta de seis rivais fortes, fechou o dia em alta de 0,11%, a 90,238 pontos.

Após dias de euforia com a posse do novo presidente americano, Joe Biden, o mercado voltou a focar nos riscos à recuperação econômica. Países como China e Alemanha têm registrado crescimento significado no número de casos de covid-19 e ampliado restrições, o que deve pesar no processo de retomada das atividades previsto para 2021.

Investidores já começam a mostrar desconforto, ainda, com as dificuldades na imunização global contra o novo coronavírus, considerada a chave para superação da pandemia. A Pfizer já informou que talvez não consiga entregar à União Europeia todas as doses contratadas pelo bloco.

A fraqueza da libra ante o dólar foi outro fator que impulsionou o DXY. A depreciação veio após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Reino Unido, elaborado pela IHS Markit, mostrar números bem inferiores às previsões dos analistas, com um quadro especialmente fraco no setor de serviços, mas piora também na indústria. O dado de vendas no varejo também decepcionou.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

Tópicos

MOEDAS