São Paulo, 8 – O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) divulgou comunicado na qual lamenta o falecimento do agrônomo Fernando Penteado Cardoso, na terça-feira, 7, aos 106 anos de idade, em São Paulo. No dia 19 de setembro, Cardoso completaria 107 anos.

O velório ocorrerá no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, para cremação às 15h.

Formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), em Engenharia Agronômica, foi 1º lugar de sua turma (F-1936). No corrente ano, Fernando Cardoso estava completando 85 anos de Formatura, o que lhe confere o recorde, não somente, de mais longevo formando da Esalq, como também da própria USP.

Fernando foi fundador da empresa de fertilizantes Manah, cujo slogan era: “Com Manah, adubando dá”. A Manah foi vendida para a norte-americana Bunge. Ele também foi fundador e presidente da Fundação Agrisus, cujo objetivo era financiar projetos de ensino, divulgação e pesquisa relacionados com a fertilidade do solo.

Se tornou conhecido pelo trabalho em prol da agricultura nacional, onde alcançou a diretoria e presidência da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo. Foi Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo, delegado da Agricultura junto ao Conselho Interamericano da Produção e Comércio (Chicago) e membro do Conselho e diretor da Fundação Santa Cruz (São Paulo/SP).