São Paulo, 5 – A colheita de milho na Argentina alcançou 7,9% da área plantada na semana passada, um avanço de 0,9 ponto porcentual ante a semana anterior, informou a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, em relatório semanal. Na comparação com igual período do ano passado, há um atraso de 14,3 pontos porcentuais.

Chuvas na última semana elevaram a umidade dos grãos e atrapalharam o avanço dos trabalhos, segundo a bolsa. Em áreas semeadas mais tarde, as chuvas vêm melhorando a condição das plantações. Já nas lavouras instaladas mais cedo, o rendimento continua abaixo das expectativas iniciais. A estimativa de produção nacional foi mantida em 45 milhões de toneladas.

+ Carnes: Argentina suspende 15 empresas exportadores por burlar controle sanitário

De acordo com a Bolsa, a parcela da safra em condição boa ou excelente aumentou de 26% para 27% na semana. A parcela em condição regular ou ruim diminuiu de 20% para 19%.

Soja

Quanto à soja, a bolsa disse que a colheita atingiu 1,02% da área semeada, um atraso de 7,12 pontos porcentuais ante a época correspondente do ano passado. Segundo a bolsa, chuvas abundantes na última semana dificultaram a entrada das colheitadeiras nos campos. Até agora, os rendimentos reportados estão abaixo das médias históricas. Na província de Córdoba, a produtividade média está em 3.000 quilos por hectare, relatou a bolsa. O rendimento médio nacional está em 2.800 quilos por hectare, e a expectativa de produção foi mantida em 44 milhões de toneladas.

A parcela da safra de soja em condição boa ou excelente aumentou levemente na semana, de 7% para 8%. Já a parcela em condição regular ou ruim passou de 32% para 33%.