Um navio com 43 tripulantes e 6 mil cabeças de gado desapareceu na costa do Japão após ser atingido por um tufão. O mar muito agitado pela ventania fez com que a embarcação naufragasse. Segundo o site da National Public Radio (NPR), a tragédia foi relatada pelo único tripulante sobrevivente encontrado até agora.

A rota do navio carregador de gado, o Gulf Livestock 1, tinha como origem a Nova Zelândia e como destino a China. Antes do sumiço da embarcação, a guarda costeira do Japão recebeu um pedido de socorro, na manhã de quarta-feira (02), emitido próximo ao lado oeste da ilha japonesa Amami Oshima.

+ Guarda costeira italiana evacua 49 migrantes ‘frágeis’ do navio de Banksy
+ Navio encalhado nas Ilhas Maurício se parte em dois 

No momento do chamado de socorro, o tufão Maysak passava pela região com poder de categoria 4 na Escala de Saffir–Simpson. Isso significa que os ventos tinham velocidade entre 209 km/h e 251 km/h.

Segundo o The Sydney Morning Herald, o barco teve problemas com um dos motores e virou.

Sareno Edvarodo, das Filipinas, é o único sobrevivente encontrado até o momento. A maioria dos desaparecidos eram do mesmo país, e outros dois da Austrália e da Nova Zelândia.

Edvarodo conta que toda a tripulação foi instruída a colocar coletes salva-vidas. Mas após ele saltar na água, garante que não viu mais nenhum de seus companheiros.

Após o acidente, o governo da Nova Zelândia determinou a suspensão temporária de exportação de gado vivo.