Notícias

Nestlé fecha parceria com governo de SP para inovações no café e agroindústria

São Paulo, 1 – A Nestlé Brasil firmou uma parceria com o governo do Estado de São Paulo para a realização de projetos de inovação na agroindústria e desenvolvimento de novos cultivos café. A companhia assinou um protocolo de intenções por meio da Secretaria de Agricultura.

Os termos de cooperação foram fechados com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e o Instituto Agronômico (IAC).

O objetivo com o Ital é apoiar os projetos de inovação na agroindústria com análises laboratoriais e químicas, de agricultura e soluções sustentáveis de materiais de embalagem. Já com o IAC as ações integradas são na área de cultivares de café, fabricação de produtos com o grão e desenvolvimento de orgânicos, principalmente leite.

“Teremos uma atenção adicional na construção de uma plataforma para cafés especiais e cafés sem cafeína direto da planta”, disse o CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.

Em discurso na inauguração da nova sede da empresa em São Paulo, o executivo afirmou que a parceria entre a companhia e o governo do Estado tende a contribuir para o agronegócio paulista que é um dos principais fornecedores de matéria-prima para a empresa.

O secretário de Agricultura de São Paulo, Gustavo Diniz Junqueira, ressaltou que a ideia é fazer com que o protocolo de intenções assinado nesta segunda-feira caminhe para um acordo mais extenso, focado, principalmente na cadeia de alimentos orgânicos. “Produtos precisam ser rentáveis no campo, por isso temos a preocupação considerando que os setores de café e leite são compostos por pequenos produtores”, disse.

Ele acredita que se a iniciativa privada não “abraçar” essas causas ficará difícil trabalhar.