Economia

Arábia Saudita avalia reabertura do mercado à carne bovina brasileira

Técnicos sauditas estão no Brasil para visitar frigoríficos e fazendas. Eles também analisam a possibilidade de ampliar a compra de aves

Arábia Saudita avalia reabertura do mercado à carne bovina brasileira

Frederic Ejan

Autoridades sanitárias da Arábia Saudita estão, nesta semana, em visita oficial ao Brasil para avaliar a reabertura daquele mercado à carne bovina “in natura” e enlatados brasileiros, inclusive seus derivados, e também para tratar da ampliação da compra de carne de aves.

Representantes daquele país se reuniram, nessa segunda-feira (1º), com técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipoa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e acertaram detalhes do roteiro da visita.

A Missão Veterinária da Saudi Food and Drug Authority (SFDA) vai visitar os estados do Pará, de Mato Grosso e Pernambuco para avaliar a atual condição de estabelecimentos de carne bovina. No roteiro, estão previstas visitas a duas fazendas, um laboratório e seis frigoríficos.

A SFDA também irá visitar seis estabelecimentos de produção de aves, um laboratório e uma granja, com o objetivo de coletar informações e avaliar o controle oficial brasileiro em relação à exportação de carne de aves para a Arábia Saudita. No fim da próxima semana, as autoridades sauditas vão se reunir novamente com técnicos do Mapa para tratar da reabertura daquele mercado ao Brasil. Fonte: Ascom