Negócios

Mais de três milhões de agricultores aderiram ao Garantia-Safra

Quantidade corresponde aos últimos 4 anos

Mais de três milhões de agricultores aderiram ao Garantia-Safra

Choveu na horta: na próxima safra, o governo vai destinar R$ 24,1 bilhões para a agricultura familiar, dez vezes mais que em 2001. Foto: Tamires Kopp

Francisco Evanildo da Costa, 34 anos, atribui às políticas públicas do Governo Federal as conquistas alcançadas pela família. O agricultor familiar, filho de assentados da Reforma Agrária, é um dos milhares de brasileiros que recebem incentivos como o Garantia-Safra para produzir com mais segurança e viver melhor em municípios do Semiárido brasileiro. “Aqui no assentamento, cultivamos arroz, feijão e sorgo, culturas fundamentais no prato dos brasileiros, mas que dependem do clima para vingar. Com o Garantia-Safra, ganhamos mais segurança para continuar produzindo e alimentando o País”, aponta.

O Garantia-Safra, somado a outras iniciativas como Pronaf, PNDTR, Proinf, PAA e Pnae, permitiram que Francisco mudasse a realidade de sua família e, hoje, seja considerado referência para os demais agricultores do assentamento. Francisco finalizou um curso de pedagogia, se dedicou aos estudos do campo e presta assistência técnica para jovens do município. “Antes, não tínhamos o que comer. Hoje, podemos colocar comida na mesa, ter qualidade de vida no campo e, no meu caso, ensinar outras pessoas a fazerem o mesmo”, finaliza.

Garantia-Safra

O Garantia-Safra tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos a perda de safra em razão de estiagem ou excesso hídrico. A renda média mensal dos agricultores tem que ser de até um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais, e precisam plantar entre 0,6 e 5 hectares.

As culturas incluídas no programa são feijão, milho, arroz, mandioca, algodão ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, que abrange os municípios localizados na região Nordeste, norte de Minas Gerais (Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha) e no norte do Espírito Santo.

Ano-Safra Agricultores aderidos

2010/2011 737.917

2011/2012 771.343

2012/2013 977.552

2013/2014 1.177.452

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário