Negócios

BASF e EPAGRI lançam nova cultivar de arroz durante Dia de Campo em Itajaí

Cultivar estará disponível na safra 2015/16

BASF e EPAGRI lançam nova cultivar de arroz durante Dia de Campo em Itajaí

A BASF e a Epagri apresentam aos orizicultores do Sul do País uma nova cultivar de arroz irrigado durante o Dia de Campo Epagri, fruto de uma parceria entre ambas organizações. Trata-se da SCS121 CL, desenvolvida por pesquisadores da Estação Experimental de Itajaí-SC para ser cultivado no já consagrado Sistema de Produção Clearfield® Arroz da BASF. O Sistema combina três importantes fatores de produção: semente certificada, o herbicida Kifix® e um Programa de Sustentabilidade que visa dar maior longevidade ao Sistema.

Dentre as principais características da cultivar estão a tolerância ao herbicida Kifx®, o que permite o controle químico do Arroz Vermelho, seu elevado potencial de produtividade, tolerância ao acamamento, estabilidade de produção, alto rendimento industrial, qualidade culinária, e adequação ao processo de parboilização. Porém, seu grande diferencial está na adaptação ao Sistema de cultivo pré-germinado que se caracteriza pela implantação da cultura com sementes pré-germinadas, distribuídas a lanço, em solo previamente preparado e  presença da lâmina da água.

“Nosso objetivo é proporcionar aos orizicultores uma opção de variedade Clearfield com alto potencial de produtividade e qualidade, ciclo longo e adaptado ao Sistema de cultivo pré-germinado” afirma Edilson Cotelo, responsável da BASF pela parceria.

As sementes da cultivar SCS121 CL estarão disponíveis para a safra 2015/2016 com previsão de uso da tecnologia em uma área de 25 mil hectares. Vale lembrar que Santa Catarina é segundo maior produtor nacional de arroz irrigado, tendo produzido somente na última safra 1,08 milhão de toneladas em 149,8 mil hectares cultivados.

 

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro