Negócios

Cargill Alimentos comemora 10 anos em Itapira

Na unidade são produzidas 230 toneladas de suplementos vitamínicos e minerais

Você pode não saber, mas é muito grande a chance de sua família comer no almoço ou no jantar um suculento bife produzido com matérias-primas de alta qualidade produzidas na fábrica da Cargill Alimentos, em Itapira (SP). O mesmo pode ocorrer com o filé de frango, a bisteca suína, um irresistível ovo frito ou até mesmo com o leite que seus filhos tomam no café da manhã.

Mas como isso pode ser possível? Funciona assim: A Cargill produz suplementos vitamínicos e minerais altamente eficientes e seguros na Unidade de Itapira – considerada uma das mais bem estruturadas no Brasil para a produção deste tipo de produto. Depois, estes suplementos vitamínicos e minerais são adicionados às rações de bovinos de corte, vacas leiteiras, frangos, galinhas e suínos.

“No momento em que comemoramos os 10 anos da fábrica da Cargill Alimentos de Itapira, não podemos deixar de destacar a satisfação de ter conquistado tanta importância na produção brasileira de alimentos nem de reconhecer o empenho dos mais de 300 colaboradores de Itapira, Mogi Guaçu, Jacutinga, Mogi Mirim, Campinas e outras cidades da região, que diariamente cumprem com comprometimento e profissionalismo seus importantes compromissos”, avalia Ronaldo de Oliveira Faria, gerente da Unidade.

Além da fabricação de 230 toneladas por dia de insumos utilizados na composição de rações animais, a Unidade de Itapira conta com um laboratório de matérias-primas e produtos acabados que é referência nacional e internacional. Além disso, trabalha com uma variedade de aproximadamente 1.000 produtos diferentes para atender cerca de 1.000 clientes espalhados por todo o Brasil. A Unidade também tem um centro de distribuição de matérias-primas, que atende outras duas fábricas da Cargill Alimentos: Toledo (PR) e Chapecó (SC).

 

“Os produtos que saem da Cargill em Itapira ajudam a alimentar não apenas as famílias da região, mas milhões de pessoas espalhadas pelo país e pelo mundo. E isso não é tudo: os suplementos vitamínicos e minerais produzidos aqui são utilizados por muitos de nossos clientes que exportam carne suína, bovina e de frangos para vários países das Américas, Europa e Ásia. Ou seja: o que fazemos aqui ajuda o Brasil a exportar carnes e gerar riquezas”, explica Ronaldo Faria.

Compromisso social – Mas não é a apenas a produção de insumos para rações que move a Cargill Alimentos em Itapira. A empresa faz parte da unidade da divisão de Nutrição Animal do grupo Cargill (uma das maiores organizações de produção e processamento de alimentos do mundo, com faturamento de US$ 137 bilhões (dados de 2013), que está presente nos cinco continentes e tem mais de 143 mil colaboradores (o dobro de toda a população de Itapira, por exemplo) e valoriza, e muito, o seu maior patrimônio: as pessoas. Esse compromisso motiva a unidade de Itapira a realizar várias ações sociais com a comunidade local. Alguns exemplos recentes: fornecimento de alimentos e produtos de higiene pessoal para o asilo de Itapira, a Casa da Criança e a Casa Transitória e cestas básicas para a campanha “Natal Solidário”.

“Novas iniciativas que valorizam os colaboradores da Cargill Alimentos e as comunidades locais estão programadas para o decorrer de 2015. Essas ações representam uma pequena retribuição da empresa às pessoas da região, que tanto têm valorizado nossa presença aqui, com o seu trabalho e respeito”, ressalta o gerente Ronaldo Faria.