Negócios

Conab realizará novo Pepro de borracha

Leilão acontecerá na próxima quinta-feira dia 26

Conab realizará novo Pepro de borracha

Enchendo o balde: o projeto quer transformar Mato Grosso do Sul em polo de extração de látex. Machareti agradece

O terceiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) do ano será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na próxima quinta-feira (26). Será oferecida subvenção para a venda e o escoamento de 3,2 mil toneladas de borracha natural, safra 2014/2015. Podem participar produtores rurais independentes, diretamente ou por meio de suas cooperativas.

O prêmio é oferecido para borracha oriunda da Bahia (200 toneladas), São Paulo (1,5 mil toneladas), Mato Grosso (450 toneladas), Espírito Santo (100 toneladas), Minas Gerais (150 toneladas), Goiás (700 toneladas), Paraná (15 toneladas), Maranhão (15 toneladas) e Tocantins (20 toneladas). Para ter direito à subvenção o participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda e o escoamento do produto exclusivamente para usinas de beneficiamento.

A operação irá ocorrer na modalidade cartela, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Na data do leilão, os participantes deverão estar adimplentes junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores (SICAF). Também é necessário que estejam cadastrados na Conab, por meio do preenchimento do Demonstrativo da Lavoura Cultivada. As operações realizadas por produtores rurais não cadastrados serão canceladas. As cooperativas de produtores rurais terão até a data limite de 27 de março para efetuar o cadastro de seus cooperados.
 

O leilão mais recente de Pepro de borracha ocorreu no último dia 13 e comercializou um total de R$ 1,3 milhão em prêmio para a venda e escoamento de 2,5 mil toneladas, ou 92% do total pretendido, que foi de 2,7 mil toneladas do produto.