Tecnologia

Avesso da Bela conquista terceira posição no Sumário de Touros da ANCP

Programa de Melhoramento da ANCP, que possui na base de dados mais de 30 mil touros Nelore, lança Sumário utilizado como ferramenta no momento da escolha de reprodutores

Avesso da Bela conquista terceira posição no Sumário de Touros da ANCP

Em sua 25º edição, o Sumário de Touros da ANCP, lançado em Maio 2015, consolida-se como uma ferramenta indispensável que permite aos pecuaristas tomar decisões confiáveis na seleção de reprodutores melhoradores. O reprodutor Avesso da Bela demonstra seu alto potencial com resultados comprovados, classificando-se em terceiro lugar no Sumário Geral de Touros da  ANCP, que filtra os 360 melhores touros para MGT. “Este resultado confirma a consistência do trabalho da Bela Alvorada – Nelore Zan, onde utilizamos o Avesso com intensidade, o que nos proporcionou um diferencial no mercado de fornecimento de genética de ponta”, celebra Flávio Aranha, proprietário do animal. Segundo ele, o touro – que possui 5 filhos contratados em centrais  (Fraque, Grafite, Hamlet, Hobby e Jeito da Bela) e, também, dois netos (Invite e Interior) – é líder em diversas características econômicas de desempenho.

Flávio complementa que Avesso da Bela possui sêmen disponível na Central CRV Lagoa, enquanto Ricardo Abreu, gerente de corte da central, reforça: “O touro Avesso da Bela sempre foi referência em características reprodutivas como elevada fertilidade, precocidade sexual e habilidade materna, lembrando que o grande patrimônio dentro da pecuária são as fêmeas, responsáveis pela produção das novas fêmeas de reposição e dos touros de repasse após a inseminação artificial. E o Avesso é atualmente o genearca de grandes matrizes em vários planteis. As suas características lineares de carcaça, como conformação e musculosidade bem avaliadas no programa PAINT, confirma destaque na produção dos seus filhos com carcaça moderna”.

Ainda de acordo com Abreu, a seleção Zancaner sempre foi fonte de genética para a CRV Lagoa tendo uma parceria sólida de longa data, somando 44 anos em 2015. O Avesso representa a sinergia de filosofia entre as empresas Bela Alvorada e CRV, que é comercializar genética de ponta através das DEPs. “Nos últimos anos, o mercado procura touros líderes de sumário que vão transmitir às suas progênies ganho genético em características econômicas e o touro Avesso é uma das principais fontes”, ele assegura.

Apresentando MGT de 22,54, com alta acurácia de 82% e sendo TOP 0,1%, o Avesso é ideal  para o criador que busca melhoramento genético com segurança. “O pecuarista terá a disponibilidade de utilizar um touro que possui mais de 2.000 filhos avaliados em 74 rebanhos na ANCP/15. Isso é garantia de introduzir no seu rebanho, genes para construir uma base sólida”, arremata Ricardo Abreu gerente da CRV Lagoa. Fonte: Ascom.