Tecnologia

Biogénesis Bagó lança o Forbox

Novo produto promove o controle de carrapatos em bovinos e no ambiente

Biogénesis Bagó lança o Forbox

Fotos: Kelsen Fernandes

A Biogénesis Bagó, uma das empresas de saúde animal líderes no mercado latinoamericano e e recentemente nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina 2014, lança no Brasil o Forbox, carrapaticida inibidor do crescimento dos carrapatos e redutor de ovos nas pastagens. À base de Fluazuron 2,5%, o Forbox elimina o carrapato de forma mais eficiente agindo como inibidor de crescimento, diferentemente de muitos dos produtos existentes no mercado, que matam o carrapato por contato (efeito knock down).

O novo produto da Biogénesis Bagó é o único no mercado com esta concentração em apresentação de 2,5L, o que possibilita atender tanto pequenos e médios como grandes pecuaristas. “O produtor ganhou um forte aliado no combate a esse grande inimigo da pecuária, já que cerca de 80% da população bovina está infectada com carrapatos, o que gera impactos econômicos superiores a R$ 8,52 bilhões anuais. Carrapatos causam perda de peso dos animais infestados, baixa conversão alimentar, perdas na qualidade do couro, redução na produção de leite e carne e transmissão de doenças”, frisa o zootecnista Pedro Hespanha, Gerente de Produto da Biogénesis Bagó.

O Forbox contribui para descontaminar as pastagens, já que as fêmeas de carrapatos atingidas pelo produto ovipõem menos. Considerando o fato de que apenas 5% dos carrapatos existentes nas fazendas estão parasitando o bovino e os outros 95% estão nas pastagens, o efeito de Forbox nos ovos dos carrapatos é decisivo para o sucesso do controle. A ação sistêmica por aplicação pour-on permite que o produto se distribua por todo o corpo do animal por contato e através da corrente sanguínea, o que facilita o manejo e promove maior bem-estar animal.

O produto tem período de ação prolongado, agindo continuamente por mais de três semanas. Fonte Ascom.