Artigo

Cenário futuro da pecuária será debatido em simpósio

Evento acontece nos dia 05 e 06 de dezembro, em Rondonópolis (MT)

Na próxima semana, nos dia 05 e 06 de dezembro, a cidade de Rondonópolis (MT) vai sediar o VII Simpósio “O futuro da pecuária está aqui”. O evento vai reunir criadores, pesquisadores, técnicos e especialistas para debater sobre a pecuária na ótica da política, mercado e manejo para 2015 e 2016. O simpósio será dividido em duas partes. O primeiro dia será realizado no Centro de Eventos Ipê, com início a partir das 14 horas, destinado a rodada de palestras com renomados nomes da pesquisa brasileira como o professor doutor da Fundação Getúlio Vargas, Alexandre Mendonça de Barros, com o tema
‘Perspectivas da Pecuária para 2015’, em seguida o professor doutor Moacyr Corsi apresentará em palestra os resultados obtidos com o ‘Projeto de Intensificação Nutripura’ e por fim o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues ministrará a palestra ‘O Brasil pós eleição! Para onde vamos agora?’.

“A ideia da palestra é desenhar um cenário econômico para a pecuária de corte brasileira no ano de 2015. Serão abordados o cenário macroeconômico do Brasil e do mundo procurando desenhar as perspectivas da taxa de câmbio e do crescimento econômico no país e nas principais economias que afetam o mercado de carne vermelha. Do ponto de vista da pecuária de corte pretende-se criar um cenário de oferta e demanda mundial de carne vermelha e das carnes concorrentes para, então, estabelecer uma visão dos preços do boi no Brasil e no resto do mundo”, explicou o professor Alexandre Mendonça de
Barros. 

Segundo o Roberto Rodrigues, a crescente demanda de alimentos pode incentivar ainda mais o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, mas a falta de uma estratégia articulada pode comprometer a competitividade dos nossos produtos no mercado mundial. “Temos gargalos que precisam ser resolvidos de maneira positiva e construtiva. Se uma estratégia for rapidamente desenvolvida e implementada, envolvendo todos os setores do agro brasileiro em uma visão ampla do agronegócio, o país expandirá sua produção sustentavelmente e se tornará um grande produtor mundial de alimentos, gerando empregos e riqueza para todos os brasileiros”, ressaltou Rodrigues. 

No dia 6, o evento será encerrado com um dia de campo na Fazenda Jaçanã, no município de Pedra Preta (MT). O produtor terá oportunidade de ver na prática o que ele viu no dia anterior em teoria. “Isso é muito importante porque é quando ele vê que consegue mensurar os benefícios e visualizar para implementar na fazenda dele”, disse o diretor de Pastagens da Nutripura, Roberto Aguiar.

Programação:

13h30 – Recepção
14h00 – Abertura do simpósio
14h30 – Palestra com o professor doutor Alexandre Mendonça de Barros
(Perspectiva da Pecuária para 2015);
16h00 – Palestra com o professor doutor Moacyr Corsi (Resultados do Projeto
de Intensificação Nutripura);
17h30 – Doutor Roberto Rodrigues (O Brasil pós eleição! Para onde vamos
agora?).