Evento

Agro Jacarezinho apresenta os reprodutores DEPPLUS (DEP Genômica)

A novidade foi mostrada durante Dia de Campo no oeste da Bahia

Agro Jacarezinho apresenta os reprodutores DEPPLUS (DEP Genômica)

Os mais de 220 pecuaristas, técnicos e demais participantes do Dia de Campo da Agropecuária Jacarezinho Nova Terra, em Cotegipe/BA, conheceram em primeira mão a DEPPLUS, marca que identifica os reprodutores da Jacarezinho com DEP Genômica.“A avaliação genômica é realizada a partir de uma amostra biológica e a leitura das informações genéticas gera uma régua de DEPs (Diferença Esperada na Progênie). O resultado de investimentos na genômica batizada de DEPPLUS é mais uma ferramenta que a AJ disponibiliza para ajudar na escolha do reprodutor. A DEPPLUS garante mais precisão e segurança das informações, elevando a acurácia dos resultados dos nossos touros e levando mais confiança aos pecuaristas”, explica Ian Hill, diretor da Agropecuária Jacarezinho.

No Dia de Campo, os pecuaristas presentes foram convidados a olhar para lotes de matrizes Nelore CEIP e, apenas na base da intuição e observação visual, escolher as melhores em sua opinião. Qual o percentual de acerto? “Tanto faz”, ressalta Ian Hill. “Quando tratamos de eficiencia produtiva é impossível contar apenas com uma análise parcial, ainda mais visualmente. É preciso ir além, conhecer os indicadores de desempenho e usar a ciência de quebrar paradigmas”.

A Jacarezinho também levou informações e conhecimento ao evento e demonstrou os resultados ao público. Esse foco foi aprofundado em duas importantes apresentações no evento.

O consultor Luiz Fernando Boveda, que coordenou a dinâmica com as matrizes, ressaltou que “a diferença entre uma fêmea superior e outra mediana é que a primeira desmama o bezerros em média 53 quilos mais pesado. Se levarmos isso para um rebanho de 100 vacas, o ganho das mais produtivas supera R$ 34 mil por ano”.