Geral

Notificação on-line de doenças animais começa amanhã

Da Redação

O novo Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária (e-Sisbravet) começa a funcionar  amanhã. Lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o recurso permitirá aos produtores rurais acompanhar, pela internet, a notificação de doenças animais, assim como medidas a adotar em casos de emergência veterinária ou situações suspeitas.

O sistema, anunciado em 6 de dezembro, será integrado com todos os serviços de defesa agropecuária (federal, estadual e da iniciativa privada). No início, serão notificadas apenas condições de animais de produção (bovinos, suínos e aves, por exemplo), sem a inclusão animais domésticos, como cães, aves e gatos. Mais adiante, poderão ser incluídos animais aquáticos.

As notificações das suspeitas serão feitas on-line, por meio de um link na página do Mapa. Será possível ainda registrar as ocorrências nos sites próprios de cada Oesas (órgãos executores de sanidade agropecuária). As notificações serão direcionadas imediatamente às Unidades Veterinárias Locais que atuam na área onde fica a propriedade com caso a ser investigado.

A ferramenta permitirá a realização de estudos epidemiológicos e um melhor controle da vigilância agropecuária do país. O investimento no desenvolvimento do e-Sisbravet foi de cerca de R$ 2 milhões.