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Finanças08/04/2022

Nova era dos seguros rurais

Valor de cobertura no
país bateu recorde de
R$ 68,3 bilhões

(Créditos: ilustração: Evandro Rodrigues)
Renata Duffles
Texto por:Renata Duffles08/04/22 - 21h09min

INOVAÇÃO

O tradicionalismo do setor de seguros, principalmente no meio rural, está sendo transformado pelas startups. Essas jovens empresas apostam alto em soluções tecnológicas para resolver problemas que, na maioria dos casos, seguradoras clássicas não conseguem, ou ao menos não com a rapidez necessária. O mercado é culturalmente reticente à utilização desse tipo de cobertura, como mostram os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa): menos de 20% das áreas agrícolas plantadas no Brasil são seguradas, ainda que o País seja uma potência global em exportação de proteína animal, milho e soja. Como comparação, nos Estados Unidos a cobertura passa de 90%. Para o Co-CEO da MSG Global Solutions no Brasil, Frank Dorr, “este número destaca as oportunidades potenciais de crescimento que as insurtechs podem explorar neste segmento”.

Insurtechs tornam mais simples e justo o trâmite do seguro agrícola

VANTAGENS

Essa possibilidade fica ainda mais clara quando se olha para a diversidade de ocorrências climáticas que impactaram direta e negativamente a agricultura brasileira em em até mesmo queimadas. Não é à toa que no ano passado o valor das coberturas para o agronegócio passou de R$ 68,3 bilhões no País – um recorde –, quase 50% maior do que na temporada anterior, conforme informações do Mapa. Segundo o superintendente de Agronegócios da Ezze Seguros – que entrou no ramo como insurtech –, Fernando Renó, o cenário vivido no último ano “demonstra quão importante é a ferramenta do seguro para a estabilidade do agronegócio no Brasil”.

Já é possível concluir que, se em tempos de estabilidade econômica a modalidade já tinha espaço garantido, em um cenário de variações dos preços das commodities e do dólar, de restrição de crédito pelas instituições financeiras e de falta de previsibilidade econômica, o barter tem ganhado ainda mais força como uma alternativa segura aos produtores. É exatamente o que está acontecendo na safra em curso.

ALÉM DE INSUMOS A ferramenta é tão segura no Brasil, que indústrias tradicionais como a automotiva começaram a enxergá-la como uma oportunidade de se aproximar do campo e aumentar suas vendas. Desde o último mês de agosto, a Toyota passou a aceitar grãos como forma de pagamento para alguns de seus modelos 0 km, como a Hilux, SW4 e Corolla Cross. A decisão foi tomada devido à representatividade do agronegócio que já participa com 16% das vendas diretas da montadora no Brasil. O projeto-piloto para testar a viabilidade do uso do barter começou em 2019 e ganhou escala desde o lançamento com operações já em andamento em nove estados, incluindo Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí e Tocantins. Em breve, estará em outras regiões, como Paraná e São Paulo.

A Toyota não foi a única a dar esse passo. Em maio deste ano, antes mesmo da Toyota colocar em prática a ideia, a Stellantis, dona das marcas Fiat, Jeep e RAM, também passou a aceitar grãos como pagamento para a compra de veículos novos. Agora produtores já podem adquirir Renegade e Compass com suas commodities agrícolas, mas, por enquanto, somente com milho e soja e em oito estados da Federação, incluindo Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A expectativa da montadora é ampliar o alcance e as culturas aceitas.

Com pouco tempo em operação, ainda é difícil saber o retorno que as montadoras estão alcançando com o uso da nova modalidade de pagamento. Sem números, uma evidência de que o negócio deve ser de fato vantajoso é que até mesmo a indústria aeronáutica – tão ou mais tradicional do que a automotiva – também está de olho nessa modalidade. A Timbro, que detém 25% do mercado de importação de aeronaves executivas e deve fechar o ano com mais 30 aeronaves importadas, está aceitando grãos na aquisição de aviões e helicópteros. Como também atua como exportadora de commodities, a empresa oferece o serviço adicional para produtores que já são clientes. Pode ser uma estratégia para fidelizar o cliente, mas também pode ser uma nova fonte relevante de recursos. É cedo para saber.

De certo, é possível afirmar que as oportunidades são infinitas e podem, inclusive, ajudar o campo a se tornar mais sustentável. Esse foi o caminho escolhido em uma iniciativa inédita comandada pela Basf e pela 3tentos. Em vez de usarem barter para comercializar produtos, as empresas desenvolveram um modelo de operação com emissão de créditos de descarbonização (CBIOs). Cada tonelada de CO2 que deixa de ser emitida gera um crédito de carbono. Ou seja, a troca passa a ser vinculada à sustentabilidade. Luciana Florêncio de Almeida, professora da pós-graduação em administração da ESPM, vê isso como um amadurecimento do modelo de operação. “O barter pode trazer ainda mais inovações se pensarmos no mercado voluntário de carbono”, disse ela. “E, quem sabe, com a aprovação do PL 528/21, que institui o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), possa se abrir um novo capítulo para o barter no financiamento do produtor.”

"O cenário vivido no último ano demonstra quão importante é a ferramenta do seguro para a estabilidade do agro no Brasil”

DEMOCRATIZAÇÃO Com o crescimento do interesse pelo barter, as instituições financeiras começam a adaptar suas operações de olho na demanda atual e no potencial que a operação pode ganhar ao passar a atender também os pequenos produtores. É o caso do Santander, que no ano passado comprou 80% da agfintech Gira. A startup nasceu em 2015 para estruturar operações de crédito. A partir de 2018, assinou um contrato com uma trading e passou a assumir alguns riscos do produtor, criando um modelo de barter que permite maior liberdade ao produtor para negociar insumos com diferentes fornecedores.

Para expandir sua atuação, o Gira está inaugurando lojas físicas. São duas, em Confresa e Matupá, ambas no Mato Grosso. O objetivo é ter seis, atendendo à região Centro-Oeste, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Tocantins e Pará. “Devemos financiar entre 250 a 300 produtores”, afirmou Gianpaolo Zambiazi, CEO do Gira. Para 2022, a expectativa da empresa é atender mais de dois mil. “Costumamos dizer que o nosso modelo é agnóstico, pois queremos que o produtor acesse os melhores produtos”, disse Zambiazi, CEO do Gira. Assim, explica o executivo, a ferramenta alcança produtores menores que teriam dificuldade em fazer negócios com as grandes tradings. Inclusão e segurança para centenas de agricultores que lutam diuturnamente para colocar alimento na mesa dos brasileiros
variações dos preços das commodities e do dólar, de instabilidade econômica, restrição de crédito das instituições financeiras e falta de previsibilidade, o barter tem ganhado ainda mais força como uma na B3, a bolsa de valores brasileira, desde o início de agosto. As primeiras emissões já apontam uma captação de R$ 1,4 bilhão, mas o valor pode superar R$ 3 bilhões com a chegada de novas ofertas que já estão em preparação.

Há um clima de otimismo generalizado em relação ao sucesso do Fiagro. Um dos motivos de empolgação dos analistas do mercado é a base regulatória já bastante