Antenada: a senadora Kátia Abreu atualiza o Twitter diariamente e troca informações com o público

Quando o novo presidente da União dos Produtores de Bioenergia (Udop) sentou-se à sua mesa, na sede do escritório em Araçatuba, no interior de São Paulo, sua primeira ação foi ligar o notebook para checar o Twitter. Antenado nas mais modernas das ferramentas de comunicação, trabalho e relacionamento, Celso Junqueira Franco faz questão de verificar diariamente os comentários deixados por internautas do mundo todo na rede de microblog. A Udop sempre apostou na tecnologia e no poder de alcance da internet como uma poderosa ferramenta de trabalho para o agronegócio. Foi a pioneira do setor sucroenergético a investir na área e hoje mantém uma equipe exclusiva para abastecer de informações o Twitter, Facebook, Orkut e o próprio site da entidade, que tem até uma webtv e estúdio com equipamentos de última geração. “O Twitter trouxe um poder de alcance muito eficiente para divulgarmos as ações do setor. Recebemos diariamente quase dez mil acessos de mais de 100 países diferentes”, diz Junqueira, que também investiu na área de comunicação via sites de relacionamento em sua empresa, a usina Pioneiros Bioenergia, em Sud Mennucci (SP). “Encontramos no Twitter uma ferramenta de comunicação capaz de atingir nossos objetivos de divulgar ações sustentáveis e eventos realizados.”

Na Confederação Nacional de Agricultura (CNA), o Twitter também é visto com bons olhos. Utilizado como ferramenta de trabalho desde 2009, o microblog é um meio de aproximação com o público técnico, que compreende o meio acadêmico, governos, empresas ligadas ao agronegócio, meio ambiente e até os ferrenhos críticos do setor. “É mais uma ferramenta para que a entidade possa mostrar suas ações com transparência, apresentar os projetos e interagir mais fortemente com o público”, explica Moisés Gomes, superintendentegeral da entidade. “O Twitter também nos proporcionou dar continuidade às discussões iniciadas em eventos e debates. Através dele, não deixamos alguns temas morrerem na praia.”

1.455 seguidores acompanham de hora em hora as notícias da CNA através do microblog

O Twitter da CNA é atualizado várias vezes ao dia, mas, segundo Gomes, quem mais “pega no pé” ali é a senadora Kátia Abreu, presidente da entidade. “Ela é superatualizada com os temas ligados à eficiência na comunicação. Faz questão de reservar alguns minutos do seu dia para informar-se, trocar mensagens e prestar esclarecimentos ao público via Twitter”, diz ele. “Para a entidade, essas ferramentas de trabalho são essenciais e indispensáveis em um mundo tão moderno. É uma avalanche de informações, em tempo real. Não tem como ficar fora.”