Os leilões de gado sempre tiveram duas funções: colocar no mercado a produção das fazendas de pecuária e promover o marketing desses criatórios. Atualmente, a maior empresa do País do ramo é a leiloeira Programa, com sede em Londrina, no Paraná, destaque na categoria Leilões do prêmio AS MELHORES DA DINHEIRO RURAL. Segundo Paulo Horto, diretor da Programa, o número de leilões realizados pela sua equipe em 2013 deve ficar em cerca de 700 eventos, 15% acima do volume realizado em 2012. “É mais do que esperávamos no início do ano”, diz Horto. “Havia um cenário pessimista em função da economia mais titubeante, na comparação com 2012, mas houve uma reversão nesse cenário nos último meses.”

Entre os leilões com oferta de gado de elite destinado aos criatórios de alta seleção, Horto destaca quatro exposições agropecuárias, nas quais as vendas da leiloeira cresceram. São elas, a Emapa em Avaré (SP), com vendas 19% superiores; a Expozebu e Expoinel, ambas em Uberaba (MG), com respectivamente 12% e 27% de crescimento, e a Expogrande, em Campo Grande (MS), com 15%.

Para o gado destinado à produção a pasto – matrizes para a base do rebanho e tourinhos para o trabalho a campo –, o aumento da demanda se deu a partir do segundo semestre do ano. “A venda de matrizes foi 6% superior a 2012 e a de reprodutores, 2%”, afirma Horto. Segundo dados da leiloeira, o crescimento da média de preços nos 20 maiores leilões do ano chegou a 48%. “A oferta de genética, aliada a eventos bem elaborados, gera excelentes resultados”, diz Horto. No caso dos touros, as maiores médias obtidas em leilões foram registradas nas exposições de Uberaba. O valor médio máximo alcançado chegou a R$ 13,2 mil.

Dos novos mercados que a empresa vem trabalhando para ter maior inserção na organização de leilões, o de cavalos da raça crioula é o mais atrativo. Os crioulos são os equinos mais criados no Rio Grande do Sul e disputam com o Quarto de Milha, em São Paulo, o posto de raça que mais participa de leilões no País. Todos os anos, são realizados mais de 120 eventos para cada uma dessas raças. Além delas, entram na conta do ano novos leilões das raças senepol, braford, angus e mangalarga marchador. “Ampliamos nossas parcerias com outras raças”, diz o diretor da leiloeira.