Notícias

OMS: variante delta da covid já atinge 98 países e exige cautela na pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta sexta-feira que a variante delta da covid-19 já atingiu “pelo menos 98 países”. Durante entrevista coletiva, ele alertou para os perigos dessa cepa do vírus, mais contagiosa, dizendo que o quadro exige “constante avaliação e ajustes cuidadosos na resposta de saúde pública”.

Tedros disse que a variante continua a se desenvolver a sofrer mutações, disseminando-se tanto em países com baixa cobertura de vacinação quanto naqueles com taxas mais elevadas. A disseminação de variantes mais contagiosas, como a própria delta, fazem com que estejamos “em um período muito perigoso da pandemia”, alertou, lembrando que a delta tem se tornado a variante dominante em muitos países.

A OMS está pedindo que, até o fim de setembro, pelo menos 10% das pessoas de cada um dos países do mundo estejam vacinadas. Isso protegeria aqueles trabalhadores de saúde que correm mais risco, “encerrando o estágio agudo da pandemia da covid-19 e salvando muitas vidas”, disse Tedros. Ele pediu que seja feito um esforço para distribuir melhor as vacinas e também para descentralizar sua produção, além de solicitar que empresas como Pfizer e Moderna compartilhem conhecimentos nessa frente, a fim de que países com renda baixa e média possam também avançar na imunização.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?