Evolução tecnológica no agronegócio, histórias de sucesso na produção agrícola e as perspectivas futuras para o desenvolvimento dos negócios do campo estiveram em grande evidência no One Agro, realizado desde o 10 e que termina hoje (12), em Campinas (SP). A suíça Syngenta, fabricante de agroquímicos e biotecnologias, promoveu o evento o qual reuniu cerca de 1,1 mil profissionais do agronegócio, a maioria produtores rurais. Também estiveram presentes distribuidores de insumos, autoridades governamentais, pesquisadores, agentes financeiros e outros integrantes da cadeia de valor para o campo.

A engenheira agrônoma Tereza Cristina, ministra da Agricultura, abriu os painéis de discussão dos dois dias do evento. Tereza destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira, afirmando que o Brasil é uma potência mundial e que “a sustentabilidade pode andar com a produtividade”. “O agro produziu, nos últimos 40 anos, quando o Brasil era mero importador de alimentos, 346% mais, com apenas 33% de aumento da sua área. Isso é produzir de maneira eficiente e inovadora”, disse Tereza.

A imagem distorcida e equivocada de que “o Brasil entrega produtos de má qualidade, como se isso fosse verdade” não deve ser tolerada, afirmou a ministra, ao parabenizar a realização do One Agro, apresentando suas expectativas para que, do evento, saiam “diretrizes para que possamos trabalhar juntos em um só One Agro. O Ministério da Agricultura é parceiro nessa cruzada de melhorar a imagem do agronegócio perante a sociedade brasileira e perante o mundo.”

Compromisso One Agro

Com o objetivo de destacar temas essenciais para a evolução da agricultura sustentável no Brasil, Marcos Fava Neves, professor da Universidade de São Paulo e da Faculdade Getúlio Vargas recebeu a incumbência de redigir o documento intitulado Compromisso One Agro. Tal documento reúne as principais conclusões das discussões e debates realizados nos dois dias de programação do One Agro. Fava Neves também mediou um dos painéis do evento. Lido pelo autor e ovacionado pela plateia de mais de mil pessoas, que acompanhou o encerramento da programação do dia 11 de junho. Clique aqui para ler na íntegra o documento.