Notícias

Operação apreende 6 toneladas de defensivos agrícolas ilegais no PR

São Paulo, 8 – A Operação Westcida, coordenada pelo Ministério da Agricultura no Paraná, apreendeu 6.197 quilos de defensivos agrícolas ilegais no Estado, e R$ 1 milhão em multas foram aplicadas, segundo a pasta. Balanço da operação divulgado nesta sexta-feira, 8, mostrou que nove pessoas foram presas em flagrante. A fiscalização envolveu 440 propriedades rurais, além de 17 comerciantes e 1.193 veículos.

“Em 10% das propriedades rurais fiscalizadas foram encontrados defensivos ilegais, no entanto a operação constatou que o número de usuários desses produtos é maior, já que alguns queimam as embalagens vazias após o uso, para não deixar vestígios”, disse a pasta em nota.

“Os agrotóxicos ilegais podem até destruir uma lavoura, pois não há garantia de que os produtos vão funcionar ou que não vão causar uma contaminação. Também há prejuízos ao meio ambiente, já que não se conhece a composição do produto, pois, diferentemente dos registrados, eles não passaram pela avaliação do Ministério da Agricultura, do Ibama e da Anvisa. Da mesma forma, o produto contrabandeado causa prejuízos para o agronegócio como um todo, pois foge das regras de boas práticas e do comércio internacional, cada vez mais exigente”, disse o auditor fiscal federal agropecuário Marcelo Bressan, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal da Superintendência do Ministério da Agricultura no Paraná.