O contrato mais líquido do ouro recuou, nesta segunda-feira, 12. Na visão de analistas, os investidores do metal precioso seguem atentos à agenda econômica americana e decisões da política monetária. Amanhã, a inflação de junho dos EUA será divulgada e, nesta semana, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, depõe diante do Congresso.

O contrato do ouro para agosto encerrou a sessão com queda de 0,26%, a US$ 1.805,90 a onça-troy, na Comex, divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex).

Na análise do Julius Baer, as negociações sem grandes variações dos metais preciosos sugerem que os investidores que buscam ativos seguros não estão preocupados com a rápida disseminação da variante delta da covid-19 pelo mundo. “Apesar de poder haver alguns contratempos regionais, um impacto amplo da variante delta na economia parece improvável, na nossa opinião”, afirmou o chefe de pesquisa, Casten Menke.

Para o banco suíço, os mercados do ouro e da prata estão focados nas perspectivas da política monetária nos Estados Unidos, em um cenário parecido com o de 2013. “As expectativas sobre os aumentos antecipados nas taxas de juros pressionam os preços, enquanto uma contenção do retorno por parte dos bancos centrais os eleva, ainda que não de modo duradouro”, explica o analista. O Julius Baer prevê que os preços caiam, no médio a longo prazo, com mais desvantagens para a prata do que para o ouro, segundo relatório.

No curto prazo, por sua vez, analistas do Commerzbank veem potencial de alta para o metal precioso. Para o banco alemão, falta algo que impulsione os preços do ouro para cima e os dados da inflação dos EUA, que serão divulgados nesta terça-feira, podem servir como gatilho. “A taxa básica de inflação deve permanecer em 5% na comparação anual, enquanto o núcleo da inflação (descontando energia e alimentos) provavelmente subirá para 4% pela primeira vez desde 1991. Isso poderia fazer com que os participantes do mercado se voltem para o papel do ouro como uma proteção à inflação”, sugere o analista Carsten Fritsch.