São Paulo, 20 – A secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul afirma em nota que o outono iniciado nesta quarta-feira tem previsão de El Niño com fraca intensidade, nos próximos meses. O prognóstico favorecerá a concentração de umidade, com chuvas “um pouco acima do normal” no sul e oeste do Estado. “A variação climática não deve ter maior influência sobre as culturas de inverno”, afirma a secretaria.

A agrometeorologista do Departamento de Defesa Agropecuária, Loana Cardoso recomenda que se observe a época de semeadura indicada pelo zoneamento agrícola, para prevenir problemas eventuais com chuvas e granizo. A especialista adverte que, mesmo com previsão de chuva apenas pouco acima do normal, isso não significa que não haverá “sequência de dias de chuvas intensas e até mesmo granizo, por isso é importante obedecer ao escalonamento”.

A secretaria lembra no comunicado que a colheita das culturas de verão, como milho e arroz, está na reta final, enquanto a soja está com quase 20% da área colhida. Nas culturas de inverno como trigo, aveia, cevada e centeio, a recomendação é utilizar as variedades resistentes às doenças fúngicas, lembra a agrometeorologista.