São Paulo, 23 – A consultoria Datagro divulgou sua terceira estimativa para a safra de grãos 2021/22 e manteve praticamente estável a projeção de colheita de soja, que deve alcançar 142,05 milhões de toneladas. Em novembro, a previsão era de 142,63 milhões de toneladas.

Já a área plantada, cuja semeadura está praticamente encerrada, deve alcançar 40,51 milhões de hectares, aumento de 3,7% ante a colheita de 2020/21.

+ Condições das lavouras de soja e milho pioram no PR, diz Deral

Em relação à previsão de julho, quando a Datagro previa 40,57 milhões de hectares, houve queda de apenas 0,1%. Segundo a Datagro, o sojicultor do Brasil está aumentando a área plantada pelo 15º ano consecutivo.

“Por enquanto, chuvas abaixo do normal apenas no Sul do Brasil em novembro e dezembro, já com a contabilização de perdas parciais”, diz o coordenador de Grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Júnior. “Em função disso, reduzimos um pouco mais o potencial de produtividade nos três Estados da região em relação ao relatório de novembro. Entretanto, parte dessas perdas foi compensada pelo aumento nas projeções de rendimento no centro-norte.”