Agentes da Unidade Interinstitucional para Prevenção, Combate e Repressão ao Contrabando (UIC), do Paraguai, apreenderam, hoje (7), pelo menos três caminhões carregados com toneladas de açúcar e milhares de litros de óleo de cozinha contrabandeados do Brasil.

Em sua conta pessoal no Twitter, o coordenador da UIC, Emilio Fuster, divulgou imagens da ação. “Zero tolerância com o contrabando”, escreveu Fuster na postagem que motivou internautas a pedirem que os produtos sejam doados a instituições de caridade e famílias carentes. Outros internautas cobraram uma investigação rigorosa que apure como o caminhão conseguiu cruzar a fronteira com a documentação da carga irregular.

+ Unesp anuncia centro de pesquisas para controle biológico de pragas da cana-de-açúcar
+ Açúcar e soja são destaque de portos do Paraná na exportação em março
+ Produção de açúcar da Índia cai 21% nos primeiros 6 meses da safra, diz Isma

Nas imagens disponibilizadas por Fuster é possível ver três caminhões carregados. Ainda de acordo com o coordenador da UIC, os veículos foram parados com o apoio de militares do Exército, em uma rodovia que corta a cidade de Curuguaty, no estado de Canindeyú. O local fica a cerca de 90 quilômetros de Paranhos, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a agência estatal de notícias do Paraguai, IP, toda a mercadoria apreendida foi levada para a capital, Assunção. As autoridades procuram descobrir para onde todo o açúcar e óleo de soja seriam levados e distribuídos. Entre os cinco detidos, está o suspeito de ser o responsável pela carga.

Também no Twitter, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, classificou o resultado da operação como “um excelente trabalho”, fruto do trabalho integrado da UIC e das Forças Armadas do país.

Paraguai apreende carga de açúcar e óleo contrabandeada do Brasil