Economia

Paralisação das escolas preocupa produtores de cítricos, diz Cepea

Crédito: Divulgação

Produtores brasileiros de cítricos estão preocupados com os efeitos da paralisação das atividades escolares e da redução do horário de funcionamento de restaurantes, feiras e varejões, no consumo de cítricos, destaca o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Segundo os colaboradores consultados pelo Cepea, a demanda ainda é positiva, devido ao abastecimento da população, mas alguns agentes já identificam lentidão no mercado.

+ Conab reajusta preços mínimos da laranja, trigo e arroz
+ Safra 2019/20 de laranja será de 384,87 milhões de caixas, diz Fundecitrus
+ Preço da laranja cresce no início de fevereiro 

Para o Cepea, no mercado de laranja, “uma possível retração da demanda pode não impactar significativamente os preços neste mês e no início de abril, tendo em vista que a colheita das precoces de 2020/21 deve se intensificar somente na segunda quinzena do próximo mês”.

Por outro lado, para a laranja tahiti, com boa oferta no Estado de São Paulo, “as menores demandas interna e externa podem pressionar as cotações ainda neste mês”. Segundo o Cepea, os preços das laranjas estão firmes nesta semana. A explicação é a constante redução na oferta em São Paulo, “resultado da finalização da safra 2019/20”.

De segunda a quinta-feira, a laranja pera foi comercializada na média de R$ 35,41 por caixa de 40,8 kg, na árvore, estável (-0,1%) frente à da semana anterior.

A oferta da laranja lima ácida tahiti está alta, porém os colaboradores do Cepea afirmam que os preços foram sustentados pelo resultado positivo das vendas da variedade da fruta nos últimos dias.

Na parcial desta semana, a média da tahiti é de R$ 10,93 por caixa de 27 kg, colhida, alta de 3,9% em relação à passada.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?