Geral

Soja: Paraná conclui plantio; condição das lavouras melhora

Crédito: Reprodução/Cepea

O porcentual de plantações em boa condição de desenvolvimento saiu de 72% para 75%; em condição média, de 24% para 21%, e ruim, permaneceu em 4% (Crédito: Reprodução/Cepea)

São Paulo, 08/12 – O plantio de soja da safra 2020/21 foi concluído no Paraná na última semana, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura paranaense, em relatório semanal divulgado nesta terça-feira. A situação das lavouras da oleaginosa melhorou em relação à semana passada, segundo o boletim. O porcentual de plantações em boa condição de desenvolvimento saiu de 72% para 75%; em condição média, de 24% para 21%, e ruim, permaneceu em 4%. Das lavouras já semeadas, 75% estão em desenvolvimento vegetativo (32 pontos a menos do que há uma semana), 3% em germinação (-1 ponto), 17% em floração (avanço de 16 pontos), 17% em floração (+5 pontos) e 6% em frutificação (+4 pontos).

As condições das lavouras de milho verão, cujo plantio foi finalizado há duas semanas, também tiveram melhora. As áreas em boa situação de desenvolvimento agora correspondem a 77% do total, ante 75% há uma semana; as plantações em condição média representam 18% do todo (20% na semana passada), enquanto aquelas em situação ruim continuaram em 5% do total. Conforme o Deral, 50% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (-15 pontos porcentuais na comparação semanal), 33% em floração (+7 pontos), 16% em frutificação (+7 pontos) e 1% em maturação.

+ Plantio da safra 2020/21 de soja no País alcança 90% na semana, diz AgRural
+ Soja: MS exportou 45% mais em volume entre janeiro e novembro deste ano

Com relação à primeira safra de feijão, que teve a semeadura finalizada também há duas semanas, as condições das plantações continuaram as mesmas no período. O Deral reportou que 78% das lavouras segue em situação boa, 20% em condições médias e 2% em ruins. Quanto às fases, 25% das plantações se encontram em desenvolvimento vegetativo (recuo de 7 pontos porcentuais na semana), 36% em floração (-3 pontos), 29% em frutificação (+7 pontos) e 10% em maturação (+3 pontos).

A colheita de trigo foi finalizada no Estado há cerca de quinze dias.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?