São Paulo, 03 – O Porto de Paranaguá (PR) terá ganho operacional de 25% com o aumento do calado, de 9,5 para 12,5 metros de profundidade, e a aprovação do novo calado no berço 2018 pelas Autoridades Marítima e Portuária. Com isso, poderá receber navios de contêineres com maior capacidade de carga, conforme nota da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). O novo berço contou ainda com a Autorização de Operação pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“A ampliação do calado tem impacto direto na capacidade de embarque e reduz os custos operacionais, garantindo maior competitividade no mercado internacional. Com mais cargas movimentadas, temos mais negócios, empregos gerados, renda e arrecadação de impostos”, destacou no comunicado o presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

O berço 218 é administrado pela Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e faz parte de um projeto de cerca de R$ 550 milhões. Os recursos estão sendo investidos em obras de ampliação da capacidade de movimentação, que deve passar dos atuais 1,5 milhão de contêineres por ano para 2,5 milhões de unidades anuais. “Trata-se de um berço apto a operar, se necessário, além de contêineres, também carga projeto, carga geral e veículos”, destacou na nota o diretor institucional da TCP, Juarez Moraes e Silva.