A consolidação da cadeia produtiva da macaúba estará no centro dos debates do I Congresso Brasileiro da cultura que acontece em Patos de Minas/MG. O evento tem como principal objetivo agregar os conhecimentos técnicos e científicos sobre a cultura no Brasil e no exterior visando à obtenção de subsídios para a consolidação da cadeia produtiva dessa espécie no País.

O Congresso acontece de 05 a 07 de novembro de 2013, no Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Quem tiver interesse em participar pode fazer sua inscrição gratuitamente até o dia 20 deste mês, no link http://www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel/agroenergia/evento-spae/inscricoes.

As discussões foram organizadas em oito sessões, com 3 a 4 palestrantes cada, que irão debater o histórico, perspectivas e aspectos legais, o extrativismo, os projetos e experiências nacionais e internacionais com a cultura, a biologia e sistema de produção, o melhoramento e domesticação, processamento agroindustrial e aplicações e por fim, o plano de diretrizes para a cadeia produtiva da macaúba.

Do Brasil, apresentarão palestras, entre outros, representantes das Universidades Federal de Viçosa e de Minas Gerais, da SEAPA/MG, do IBAMA, dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário, da Embrapa, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, da Petrobrás, da Votorantim, dos produtores rurais Paradigma, da Acrotech e da Cooperativa Riachão, da Fertibom, do Instituto Agronômico de Campinas,

Na parte internacional, serão apresentadas palestras sobre a experiência da Alemanha e do Paraguai. No país europeu, está ocorrendo pesquisa para incrementar a cultura para a produção de óleo especialmente para o biodiesel. No Paraguai, a macaúba já é uma cultura tradicional usada para produção de óleo. Em maio deste ano, pesquisadores da Universidad Nacional de Asunción (UNA) estiveram na Embrapa Agroenergia quando foram articuladas ações de cooperação técnica com foco principal no aproveitamento total da macaúba.

Os trabalhos – “Os mesmos temas das sessões também são as linhas para envio dos trabalhos”, diz a pesquisadora da Embrapa Agroenergia e coordenadora do comitê científico, Simone Fávaro. Os interessados em participar com trabalhos científicos podem envia-los até o dia 10 de outubro.

O Comitê Científico receberá, para avaliação e distribuição em formato digital, trabalhos técnico-científicos na forma de resumos expandidos e de acordo com as instruções apresentadas no link do evento no site do MAPA. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe que emitirá parecer quanto ao aceite final. Não há limitação quanto à quantidade de trabalhos enviados por autor.

O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, Secretaria de Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA-MG e Centro Universitário de Patos de Minas  – UNIPAM. Fonte: CPAC. Foto: Bruno Laviola