Notícias

PF prende três pessoas no Porto de Manaus com três toneladas de pirarucu proibido

Crédito: Reprodução/Embrapa

A pesca do pirarucu é proibida pelo Ibama (Crédito: Reprodução/Embrapa)

A Polícia Federal (PF) prendeu no último domingo três pessoas pelo transporte de aproximadamente três toneladas de pirarucu. O produto de pesca ilegal foi identificado após fiscalização da PF e da Receita a embarcações no Porto de Manaus. O intervalo entre 15 de novembro e 15 de março marca o período de defeso nos rios amazônicos, quando a pesca de alguns peixes fica proibida para possibilitar a reprodução e manutenção das espécies.

No caso do pirarucu, a pesca é proibida durante todo o ano, como forma de proteção ambiental frente à ameaça de extinção. A pesca dessa espécie é autorizada pelo Ibama apenas em determinadas áreas, como locais de manejo com considerável quantidade de pirarucu em relação ao número de habitantes.

+ Chefe do Ibama usa morte em falésia do RN para justificar obra em praia protegida
+ Ibama vai definir vazão de água de Belo Monte

Na mesma embarcação onde foram localizadas as três toneladas de pirarucu, a PF encontrou ainda dois quilos de maconha, o que levou à prisão de mais uma pessoa. Os quatro presos foram conduzidos à sede da PF em Manaus, onde foram instaurados dois inquéritos policiais mediante autos de prisão em flagrante, por crimes ambientais e de tráfico de drogas, respectivamente.

Os três presos pela possível prática do crime ambiental recolheram os valores arbitrados pela autoridade policial, conforme previsto em lei, e responderão em liberdade. A embarcação foi apreendida. As mais de três toneladas de pirarucu apreendidas, produto perecível, foram destinadas pela PF ao programa Mesa Brasil, uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício de comida.

O quarto suspeito, preso pela possível prática de tráfico de drogas, crime inafiançável, foi encaminhado na manhã desta segunda-feira, 4, à unidade prisional. A droga apreendida será destruída pela PF após autorização judicial.

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?