Geral

PIB da agricultura brasileira tem expansão de 0,6% no primeiro tri, diz IBGE

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional caiu 1,5% no primeiro trimestre de 2020, na comparação com o último trimestre do ano anterior. Porém, o único setor que fez força contrária para que a atividade econômica não encolhesse mais foi a agropecuária, que registrou expansão de 0,6%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela apuração, o resultado geral do Brasil foi afetado pela pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social.

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, explica que a retração da atividade econômica foi causada, principalmente, pela queda de 1,6% nos serviços, setor que representa 74% do PIB. A indústria também caiu (-1,4%).

Em valores correntes, o PIB, que é soma dos bens e serviços produzidos no Brasil, chegou a R$ 1,803 trilhão.

As informações são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais divulgado hoje (29) pelo IBGE. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a economia nacional recuou 0,3%.

A queda do PIB interrompe a sequência de quatro trimestres positivos e marca o menor resultado desde o segundo trimestre de 2015 (-2,1%). Com isso, o PIB está em patamar semelhante ao que se encontrava no segundo trimestre de 2012.

 

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro