São Paulo, 05 – O plantio de soja atingiu 1,6% da área prevista para a safra 2020/21 do Brasil até quinta-feira, dia 1º, aponta levantamento da consultoria AgRural. O número é inferior aos 3,1% de igual período do ano passado e também fica abaixo dos 4,5% da média de cinco anos.

Segundo a consultoria, as temperaturas altas e chuvas irregulares atrasaram o plantio. “Embora Paraná e Mato Grosso – os dois Estados que normalmente dão a largada no plantio brasileiro – tenham recebido algumas pancadas de chuva, os volumes foram pequenos e localizados, ficando longe do ideal para os trabalhos ganharem ritmo”, diz comunicado divulgado nesta segunda-feira, 5.

Mesmo no Paraná, onde as chuvas permitiram uma evolução melhor, o plantio está atrasado tanto na comparação com o mesmo período de 2019 quanto com a média dos cinco anos anteriores. Em Mato Grosso, a maior parte dos produtores prefere esperar mais água antes de iniciar o plantio, ainda que a previsão do tempo indique calor e falta de chuvas para a primeira quinzena de outubro.

Já o plantio da primeira safra de milho 2020/21 alcançou, até quinta-feira, 31% da área projetada para o Centro-Sul, número abaixo dos 38% de igual período do ano passado e em linha com a média de cinco anos. Conforme a AgRural, os trabalhos se aceleraram com chuvas em Estados do Sul, principalmente Santa Catarina e Paraná.