São Paulo, 9 – O plantio da safra de soja 2020/21 teve salto de 14 pontos porcentuais na semana passada, alcançando 56% da área estimada para o Brasil na quinta-feira, 5, em comparação com 42% uma semana antes e 58% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural divulgado nesta segunda-feira, 9.

“Embora as precipitações recentes tenham melhorado as condições do solo e resultado no plantio de quase 1 milhão de hectares por dia nas últimas três semanas, as chuvas ainda não estão normais na maior parte do país”, informa a AgRural, em comunicado.

De acordo com a consultoria, o tempo seco no início de novembro causa apreensão em partes de Mato Grosso, do Paraná, do Rio Grande do Sul, de São Paulo e de Rondônia.

O Estado de Mato Grosso passou a liderar o plantio, seguido por Paraná – que liderava na semana passada -, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Milho

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o “milho verão”, atingiu 68% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil na quinta-feira passada, ante 54% uma semana antes e 62% no ano passado, estima a AgRural.

Nos três Estados da região Sul, os trabalhos estão praticamente encerrados, e, de acordo com a consultoria, “avançam em bom ritmo em São Paulo, Minas Gerais e Goiás”. No entanto, a irregularidade de chuvas vem agravando problemas para o milho verão no Sul do País, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.