São Paulo, 17 – O plantio da segunda safra de milho atingiu 96% da área prevista para o centro-sul do Brasil até quinta-feira (16), apontou a consultoria AgRural em levantamento divulgado nesta sexta-feira (17). O número representa avanço de oito pontos percentuais em uma semana e representa vantagem sobre os 93% de um ano atrás e os 91% da média de cinco anos. “Sem grandes percalços – a não ser pelo atraso inicial no Paraná, causado pelo desenvolvimento mais lento da soja -, o plantio da safrinha 2017 foi feito dentro da janela ideal na maior parte das áreas produtoras”, disse a consultoria, que projeta área plantada de 10,236 milhões de hectares com milho safrinha.

Nas duas últimas semanas, contudo, algumas áreas recém-semeadas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo sofreram com a combinação de falta de chuva e altas temperaturas, de acordo com a AgRural. “Ainda não há relatos de perdas, a não ser por alguns talhões que precisaram ser replantados no sul de Mato Grosso do Sul.” Conforme a consultoria, as temperaturas mais amenas previstas para os próximos dias devem limitar o estresse hídrico, mas há pouca chuva prevista para Mato Grosso do Sul e São Paulo no período.

Já a colheita da safra de milho verão alcançou 47% da área no centro-sul do Brasil, contra 51% no ano passado e 46% na média de quatro anos. “Embora o atraso persista nos Estados do Sul, os reportes de produtividade continuam altos”, disse a AgRural.