Série grandes feiras do Agronegócio

Plataforma do Gás é lançada na Agrishow 

Plataforma do Gás é lançada na Agrishow 

 

Foi lançada na Arena do Conhecimento, na Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Plataforma do Gás no Agronegócio. A iniciativa é de um conjunto de empresas e associações que apresentaram as inúmeras possibilidades de uso e os benefícios do biogás, do biometano e do gás natural no agronegócio.

“Mostramos a sinergia entre agronegócio e as diversas aplicações do gás”, disse Walter Fernando Piazza Júnior, presidente da GasBrasiliano na região noroeste do Estado de São Paulo. Segundo ele, o gás natural, já usado em 80% do PIB industrial brasileiro, ainda está distante em algumas regiões industrializadas do interior. Porém, por meio do uso do biometano, produzido pelo agronegócio, o uso desse tipo de energia pode expandir, sendo introduzido na malha energética.

O gás natural, assim como o biometano, pode ser usado em tratores, colheitadeiras, caminhões e diversos processos do agronegócio, como para secagem de grãos e fornos, por exemplo. “Será um avanço para todos, pois a tecnologia já está consolidada, não é algo novo”, acrescenta Piazza Júnior. “O biometano tem um potencial muito grande no interior paulista e, como diz o secretário de Infraestrutura do Estado de São Paulo, Glaucio Attorre Penna, é o pré-sal caipira a ser explorado pelo próprio setor do agronegócio”, emenda.

Além de Piazza Júnior e Penna, representantes da Citrosuco, New Holland e Cocal participaram do evento, que é uma iniciativa das associações Abegas (Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado), Abiogás (Associação Brasileira de Biogás e de Biometano) e COGEN (Associação da Indústria e Cogeração de Energia), das empresas Citrosuco, Cocal, GasBrasiliano, NewHolland, São Martinho e Tereos, e tem o apoio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.