O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, garantiu nesta quinta-feira que a política monetária e a política fiscal irão combater juntas a inflação que, segundo ele, é a maior inimiga da população. "Faremos o que for necessário para combater a inflação. Acho que o Banco Central tem feito um belo trabalho em um contexto difícil com vários choques adversos acontecendo ao mesmo tempo" avaliou. "Mesmo com políticas monetária e fiscal restritivas, há fatores que balizam nossa projeção de crescimento da economia em 2022", completou.
Ele voltou a dizer que o crescimento da economia em 2022 será superior a 2,0% e virá puxado pela retomada do setor serviços - dada a vacinação em massa - e pelo investimento privado via concessões e privatizações - incluindo 5G, Eletrobras e Correios.
Apesar de o mercado vir reduzindo suas projeções para a evolução da atividade neste e no próximo ano, o Ministério da Economia manteve sua estimativa para a recuperação da economia em 2021, e segue esperando uma alta de 5,30% no Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.
Para 2022, a estimativa de alta no PIB passou de 2,51% para 2,50% - enquanto parte do mercado já aposta em um crescimento inferior a 1,00% no próximo ano.
Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais