São Paulo, 7 – O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 7, mudanças no Serviços de Fiscalização e Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa). A portaria define a localização física da sede do Sipoa e do Serviços de Auditoria em Estabelecimentos e da Divisão de Auditoria.

O objetivo é centralizar a fiscalização dos frigoríficos do País e vem na sequência da deflagração da terceira fase da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, a Trapaça.

O decreto foi assinado na terça-feira, 6, pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Segundo o Estado de S. Paulo, a mudança começou a ser gestada no ano passado, após a primeira fase da Carne Fraca, que detectou esquemas de corrupção entre frigoríficos e as superintendências estaduais, grande parte delas de indicação política.

Para reduzir a influência desses superintendentes, a decisão sobre fiscalizações passará a ser federal.

Essa medida deve ser detalhada nesta quarta, em balanço que o ministro pretende divulgar sobre as medidas para melhorar a produção dos frigoríficos e a fiscalização após a Carne Fraca.