Porteira Aberta

Porteira aberta

Exportação

Oinc, oinc, oinc

A carne suína brasileira conquistou mais espaço no comércio internacional. Isso porque o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca da África do Sul anunciou, no dia 29 de junho, a abertura das importações da carne “made in Brazil”. Um bom negócio para o País, já que os sul-africanos representam um mercado promissor, algo em torno de US$ 50 milhões por ano.

Negócios

Nova marca

A divisão Animal Health, da Merck, a Intervet/Schering- Plough Animal Health, terá novo nome: MSD Saúde Animal. A decisão ocorreu após o fracasso da fusão, em março, de suas operações de saúde animal com a Sanofi-Aventis, controladora da Merial. A gigante americana do setor farmacêutico anunciou que a marca substitui a Merck Animal Health em todo o mundo, exceto no Canadá e nos EUA.

Internacional II

Orçamento

A Comissão Europeia anunciou que o orçamento agrícola da União Europeia será de E 386,9 bilhões, entre 2014 e 2020. Os recursos ainda terão E 4,5 bi para pesquisa, E 2,5 bi para ajudar os produtores a enfrentar a volatilidade dos preços e E 3,5 bi para emergências.

Dança das Cadeiras

Sob nova direção

A Merial Saúde Animal, multinacional com sede em Campinas, no interior de São Paulo, passou por reformulações. Em julho, com a saída do médico veterinário Emílio Salani, a direção geral do laboratório foi assumida por Henry Berger, prata da casa que comandava o programa de genômica e o marketing da área de grandes animais. Berger também vai acumular o cargo de gerente da nova área de desenvolvimento de negócios e produtos da empresa.

Negócios II

Informa Group vai à feira

O Informa Group, organização à qual pertence o Informa Economics FNP, comprou a terceira maior promotora de feiras do País, a Brazil Trade Shows (BTS). Com planos de ampliar sua participação em mercados emergentes, o Informa Group passa a ocupar a segunda posição no ranking de feiras de negócios no Brasil.

Negociação

Ajuda

Arrozeiros e suinocultores que tiveram problemas na comercialização da safra 2010/2011 poderão renegociar as operações realizadas para custeio e investimento. A ajuda foi anunciada pelo governo no dia 18/7.

Sindan tem novo presidente

Em julho, o executivo Ricardo Pinto, atual diretor comercial da Vallée, assumiu a presidência do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). A entidade reúne 82 empresas da indústria veterinária e de nutrição animal, que respondem por 90% desse mercado e faturam R$ 3 bilhões por ano.

Qual sua principal tarefa na presidência da entidade?

Queremos modernizar a estrutura do Sindan, para responder de maneira rápida às demandas do setor, tanto por parte do governo como também dos produtores de proteína animal.

Quais são os principais desafios pela frente?

Hoje, há uma demanda crescente por aumento de produtividade no campo e pelo controle absoluto de eventuais doenças que possam ocorrer nos rebanhos do País.

A cadeia bovina ainda é a que manda no setor?

Apesar da sua força, não nos especializamos em apenas uma delas, como a bovina. Estamos presentes, também, nas cadeias de aves e suínos, que são muito mais organizadas e com status de tecnificação mais homogêneo.

A indústria veterinária vai ficar ainda mais concentrada?

Acredito que esse fenômeno possa continua ocorrendo. O fato de o Brasil ser considerado o celeiro do mundo desperta muitos interesses econômicos.

 

 

Saiba mais
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Vale-alimentação: entenda o que muda com novas regras para benefício
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais